OPALA:
(SiO².nH²O)
Óxido Hidratado de Silício
Silício (Si) à Um dos elementos mais abundantes da natureza, aproximadamente 26% da crosta terrestre. Na cadeia alimentar os vegetais fornecem mais Si do que os alimentos de origem animal. As concentrações de Si nos tecidos humanos são relativamente altas. Esse elemento é essencial para o crescimento e mineralização dos ossos em humanos. É um dos componentes que integram os complexos de proteínas mucopolissacarídeas, componentes essenciais das cartilagens e tecidos conectivos participando na prevenção destas cartilagens e tecidos durante o envelhecimento.
Cálcio (Ca) à É o mineral mais abundante no corpo humano, é responsável pela formação dos ossos e dentes, participa ativamente da transmissividade nervosa, dos movimentos musculares e pode bloquear a proliferação de células com tendência ao câncer, está envolvido na estabilização da permeabilidade celular regulando os ritmos do coração.
Deficiência: caimbras e dores musculares, má circulação, formigamento nas extremidades, osteoporose, raquitismo, artrite, aumento do colesterol, arteriosclerose, probabilidade de infarto, nervosismo, esclerodermia, eczemas. Excesso: Interfere no metabolismo de outros minerais como Chumbo, Estrôncio, Manganês, Zinco e Magnésio.
Sódio (Na) · Dos 42 litros aproximados de água existentes no corpo, dois terços estão dentro das células e o resto no sangue e outros fluidos. O Sódio é quem regula o balanceamento da água, retirando-a da célula por osmose e jogando na corrente sanguínea, sendo essencial no transporte de outros nutrientes através da membrana celular. Junto com o Potássio, regula a contração muscular e a transmissão dos impulsos nervosos. Deficiência: anorexia, hipotensão, distúrbios oculares, perda de peso, policitemia, distúrbios reprodutivos.
Excesso: asma, hipertensão, edema, excesso de peso, diabetes, distúrbios cardiovasculares com endurecimento das artérias, arteriosclerose, distúrbios neurológicos.
Potássio (K) à O Potássio é um dos principais responsáveis na contração e no relaxamento dos músculos. É o íon intracelular mais importante ele fica do lado de dentro da célula e troca de lugar com o sódio, que está na parte de fora, quando um impulso nervoso enviado pelo cérebro chega a um músculo, isto permite que ele se contraia, se houver falta ou excesso de potássio o coração pode parar. Também trabalha junto com o Sódio regulando o equilíbrio da água dentro da célula e da pressão osmótica. Também participa da liberação energética e da síntese protéica. Deficiência: Queda de pressão arterial, inchaço e aumento de peso por retenção do sal, artrite, fraqueza muscular, distrofia, paralisia, doenças pulmonares, asma, bronquite, colesterol alto, distúrbios do crescimento, acne, sede contínua, prisão de ventre, fraqueza geral, insônia, batidas irregulares do coração… Excesso: hipertensão arterial, distonia, paralisia da musculatura estriada, fraqueza, distúrbios circulatórios graves…