RUBILITA
Igualmente um Boro Silicato da família das Turmalinas
Rica em Boro, Lítio e Magnésio.
**** Boro (Bo) à Fixador do Cálcio e protetor da musculatura cardíaca, facilita a absorção do Manganês, influencia na ação do paratormônio e indiretamente o metabolismo Cálcio, Fósforo, Magnésio e do Colesterol. O Boro não é considerado essencial ao organismo, mas coadjuvante de importantes metabolismos. Deficiência: retardo no crescimento, náuseas, diarréia, dermatite, letargia, tremores e falta de coordenação muscular, irritação da pele e desordem cardiovascular… Excesso: Distúrbios no sistema neurológico, atrofia nos testículos…
**** Lítio (Li) à O Lítio interfere no transporte do Sódio, atua no sistema nervoso sobre as catecolaminas, acetilcolinas e ácido glutâmico, é rotineiramente usado no tratamento de manias agudas e depressão e pode beneficiar outras condições nos estados emocionais estáveis. Deficiência: Insônia psíquica, epilepsia, ansiedade, angústia, agitação, depressão, melancolia, fobias, síndrome pré-menstrual… Excesso: Dermatite, náusea, confusão, edema ou hipertensão…
**** Magnésio (Mg) à Princípio Si, comprimento de onda: 285,2nm. Para que o ATP (molécula que armazena energia) se forme é indispensável a presença do magnésio, que está sempre ligado a um fosfato, sal ou ácido que contém Fósforo. Sem o magnésio é impossível guardar energia na célula, tendo grande importância na síntese e metabolismo do DNA no funcionamento da musculatura lisa, esquelética, cardíaca e também na neuro-transmissão além da manutenção dos níveis de insulina. Aumenta os níveis de colesterol bom (HDL), inibe a viscosidade das plaquetas sanguíneas que podem levar a coágulos. Na Deficiência do Magnésio temos: excitabilidade, ansiedade, cefaléia, fadiga mental, distúrbios, neuromusculares, colesterol alto, redução do apetite, insônia, crises emocionais.